terça-feira, 2 de outubro de 2012

PARTE DE BIOLOGIA

SHOW DE CIÊNCIAS - INTRODUÇÃO


(a) O show de ciências foi apresentado pelo GRUPO INTEGRAÇÃO, cujo o tema foram experimentos químicos e físicos que envolviam também algumas características da biologia como por exemplo no experimento "QUENTE OU FRIO".
Os experimentos pouco mudaram em relação ao evento que ocorreu no ano passado, então pouco me surpreenderam. O show em si foi bastante movimentado contando sempre com os voluntários (alunos) que se dispunham a participar. Os experimentos foram claramente explicados para uma compreensão correta do que se passava, ou seja, tanto dos fenômenos químicos ou físicos.

**NÃO TENHO FOTOS DE TODOS OS EXPERIMENTOS, PORTANTO PEGUEI DA INTERNET PARA PELO MENOS ILUSTRAR MESMO SABENDO QUE NÃO SERIAM ACEITAS IMAGENS DA INTERNET**




(b)  BOLA DE PLASMA  - Para formar um plasma é necessário fornecer aos átomos energia suficiente para que eles se dissociem, de modo que, normalmente, é necessária uma alta temperatura para formar e manter um plasma.

















FOGO FRIO -  O calor da reação foi todo utilizado na evaporação da água que absorve este calor. A combustão de qualquer material combustível ocorre somente na fase gasosa que se forma, por isso não queimou nada.














QUENTE OU FRIO?-Um voluntário colocou a mão em recipientes com água quente e fria e sentiu sensações diferentes de outro voluntário. Isso aconteceu porque sensação de frio e calor é diferente dependendo da temperatura. à medida que a temperatura ambiente diminui, a temperatura da pele também diminui e a sensação de frio também diminui.


















SANGUE DO DIABO - Foi jogada uma solução na camiseta branca de um alunofraca e solúvel em água. A gota da solução que foi jogada da camiseta do garoto ficou incolor. 
Isso porque hidróxido de amônio é um composto instável que se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez se evapora muito rapidamente. Sendo assim, mesmo que a solução tenha manchado todo o tecido pouco tempo depois ficaria incolor.














GARRAFA AZUL - Neste experimento ocorre fundamentalmente reações químicas como a troca de cores da substância quando em movimento e quando em repousoo. O ar, ou um de seus componentes, reage com algum dos ingredientes do líquido, formando a substância azul. A única conclusão possível é que a substância azul inverte sua reação dentro do líquido, então em repouso, e se transforma em substâncias incolores












NITROGÊNIO LÍQUIDO - Foram "feitos" salgadinhos na baixa temperatura do nitrogênio e também o resfriamento de bexigas no nitrogênio e depois retirado à temperatura ambiente.














BOLHA DE SABÃO - Ao fazer uma bolha, foi explicado que a bolha de sabão é um filme fino de líquido circundado por ar. Esse filme, composto por duas camadas de moléculas de sabão e água, tem propriedades elásticas. Ele se forma quando as partes apolares das moléculas ficam direcionadas para o ar e as polares para a água. 














VOZ AGUDA - Como o gás hélio é sete vezes menos denso que o ar, ao enchermos nossos pulmões de gás hélio, fazemos a nossa voz se propagar mais rapidamente pelo ar.
















BALÃO EXPLOSIVO - ocorreu por que liberação  de gás hidrogênio que quando em contato com a chama provoca uma explosão.













CADEIRA GIRATÓRIA -  Uma pessoa senta sobre uma cadeira que está presa a uma plataforma giratória. Ela segura um peso em cada mão, mantendo seus braços estendidos horizontalmente. Pondo-se a plataforma a girar, o sistema adquire um certo momento angular.
Então, se a pessoa recolhe os pesos, juntando-os a seu peito, conforme ilustra a figura, verifica-se um significativo aumento na velocidade angular do sistema. Se a pessoa volta a esticar os braços, a velocidade retorna ao valor original (descontados os efeitos do atrito). Os pesos e as mãos mantidas longe do corpo aumentam o momento de inércia do sistema e isso reduz a sua velocidade de rotação.













FOGO ROXO - Só é possível isso acontecer porque é acrescentada um elemento químico ao fogo para que ele possa mudar de cor, dependendo da cor que quiser é só jogar um determinado composto.














GERADOR DE VAN DER GRAAFF -  Por causa do acumulo de uma grande quantidade de Cargas Positivas na superfície, fazendo com que cada fio do cabelo é carregado com a mesma carga, repelindo-se mutuamente. 

















CONCLUSÃO

Neste evento pude concluir que muitos experimentos são simples e podem serem feitos em casa mesmo, e todos estão ligados a física e química e até mesmo da biologia, achei que foram experimentos um tanto quanto velhos mas são úteis para a compreensão de alguns conceitos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário