terça-feira, 2 de outubro de 2012

(a) O sistema ou aparelho vestibular é o conjunto de órgãos do ouvido interno dos vertebrados responsáveis pela manutenção do equilíbrio. No homem, é formado pelos três canais semicirculares que se juntam numa região central chamado o vestíbulo (daí o seu nome), que apresenta ainda duas excrescências chamadas sáculo e utrículo. Ao vestíbulo encontra-se igualmente ligada a cóclea que é a sede do sentido da audição.
 O sistema vestibular é constituído por uma estrutura óssea dentro da qual se encontra um sistema de tubos membranosos cheios de líquido, cujo movimento – provocado por movimentos da cabeça – estimula células ciliadas que enviam impulsos nervosos ao cérebro ou diretamente a centros que controlam o movimento dos olhos ou os músculos que mantêm o corpo numa posição de equilíbrio.Este centro está continuamente a enviar mensagens ao cérebro sobre a posição do corpo. É esta informação que nos permite manter o equilíbrio.





(b) O sistema sensorial é composto por receptores sensoriais, estruturas responsáveis pela percepção de estímulos provenientes do ambiente (exterorreceptores) e do interior do corpo (interorreceptores). Essas terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Estes têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.
Os responsáveis pela visão captam dois estimulos que são as cores (através da frequencia de fotons luminosos - cones) e a luminosidade (pela quantidade de fotons incidentes - bastonetes).
Os responsáveis pelo tato captam estímulos de pressão, toques, frio e calor e estímulos mecânicos.
Olfato, moléculas que entram em contato com o muco e os receptores.
O paladar só capta substancias solúveis em água, através de estímulos químicos também (tipo olfato).
A audição se vale da vibração que as ondas sonoras causa no tímpano. 
Todos são captados por essas fontes e transmitidos ao cérebro através de impulsos nervosos para codificar os sinais.





(c) As moléculas de oxigénio e dedióxido de carbono difundem com facilidade por essas células, dos alvéolos para os capilares e vice-versa. Nesse epitélio também se encontram células de formato cúbico, os pneumócitos tipo II, que secretam o surfactante pulmonar. Essa substância reduz a tensão superficial dos líquidos pulmonares, que podem oferecer resistência considerável à expansão alveolar.
Pela ação capilar, as árvores levam água e nutrientes através de toda a sua estrutura.Por meio da tensão superficial da água, a propriedade que suas moléculas têm de ficar fortemente unidas entre si, como se estivessem costuradas umas ás outras. 
Portanto a tensão superficial está relacionada porque ajudar a aumentar a área de contato com a água facilitando assim o transporte de seiva no vasos condutores dos vegetais.



(d) As estruturas responsáveis pela audição são o ouvido externo, o ouvido médio e a cóclea. Os canais semicirculares, o sáculo e o utrículo são responsáveis pelo equilíbrio.
A orelha capta os sons e os direciona para o canal auditivo, que faz vibrar e é transmitida ao tímpano. A membrana timpânica vibra, movendo o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna que, por sua vez, faz vibrar o osso estribo, onde sua base se conecta a uma região da membrana da cóclea, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basiliar e as células sensoriais.
Os pêlos dessas células, ao encostar na membrana tectórica, geram impulsos nervosos que são transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do córtex cerebral.






(e) Cordas Vocais:A face interna da laringe apresenta de cada lado, na zona média, duas pregas sobrepostas, dirigidas 
da frente para trás: as bandas ventriculares e as cordas vocais. É a camada interna dos músculos tiro-aritenoideus inferiores que forma as cordas vocais. As cordas vocais são constituídas por duas pragas ou músculos, formando o esfíncter glótico. A glote é o espaço compreendido entre as cordas vocais quando estas se encontram afastadas. Estes tecidos são mantidos em posição por músculos que ou os constringem ou os tornam tensos, conforme a informação recebida. Os movimentos vibratórios de onda da mucosa dão-se horizontalmente, verticalmente, e com ondulação dos bordos. É a junção das cordas vocais que impede a passagem do ar e o seu afastamento que permite a passagem do mesmo, quando não há fonação elas estão separadas. O espaço entre elas chama-se glote e tem uma forma triangular na fase respiratória. Durante a fonação elas não só se unem, como entram em tensão. São também designadas por “pregas vocálicas” ou “lábios vocais”. Só se tocam nos bordos internos livres, sendo a superfície de contacto ampla nos sons graves e laminar nos sons agudos.



(f) Labirintite é um termo com significado popular que, geralmente, se refere aos distúrbios relacionados ao equilíbrio e à audição. Sendo assim, popularmente e em sentido amplo, Labirintite pode significar tontura, vertigem, zumbido, desequilíbrio e varias outras formas de mal estar. 
Sintomas
Desequilíbrio algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. É comum a perda de audição no ouvido afetado. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido. E principalmente leve tontura com o sentimento de cabeça leve.





(g) A água possui tensão superficial naturalmente, não é película, é apenas tensão superficial, isto é causado pela interação das moléculas da água. Nas patas dos insetos há pequenos cílios (pelos pequeninos) que ajudam a aumentar a área de contato com água, assim a área total formada pelo membro do inseto com seus cílios é "grande" o suficiente par dar sustentação a massa do corpo, Assim acontece com os nossos navios.
Alguns insetos ainda detém a capacidade de reter "bolhas" de ar entre os cílios o que facilita manter-se acima da lâmina d'água.




Nenhum comentário:

Postar um comentário